News

“A propriedade” O segundo volume de "Estudos Proudhon"

"A propriedade" O segundo volume de «Estudos Proudhon» (René Berthier) é publicado pela Editions du Monde libertaire. (Em francês)

Os problemas levantados pela crítica econômica de Proudhon continuam a ser hoje uma actualidade candente. Isto é especialmente verdade para a questão da propriedade. A "mensagem" que ele lança baseia-se no fato de que o status da propriedade dos meios de produção não pode ser o principal critério de diferenciação dos sistemas econômicos.

Esta questão, no entanto, encontra-se em primeiro plano dos debates e controvérsias no início do movimento socialista. E as várias correntes do marxismo só queriam ver como a única solução para este problema que consideravam a antítese da propriedade privada : a propriedade do Estado.

Leia mais...

Chamada de grupos e cartazes para a 4ª Feira Anarquista de São Paulo

A Biblioteca Terra Livre organiza a IV Feira Anarquista de São Paulo, dando continuidade ao já tradicional encontro anual de anarquistas e simpatizantes do mundo inteiro.

Na edição deste ano, assim como nas anteriores, acontecerá mostra editorial e venda de livros, jornais, revistas, fanzines e outros materiais libertários. A Feira de São Paulo pretende reunir editoras libertárias do país e do exterior.

Paralelamente à mostra editorial haverá dezenas de palestras e debates, assim como diversas atividades culturais, como exposições, poesias, apresentações teatrais, musicais e outras atividades.

Todas e todos estão convidados!

Data: Domingo – 10 de novembro de 2013

Horário: das 10h às 20h

Local: Espaço Cultural Tendal da Lapa Rua Constança, 72 – Lapa, São Paulo, SP, Brasil. Próximo à estação de trem e terminal de ônibus Lapa.

Leia mais...

Solidariedade com o “Espaço Musas”

musas

O Musas, uma velha associação de bairro na Rua do Bonjardim, no Porto, prestes a fazer 70 anos em 2014, está em perigo, com tudo o que isso implica como ameaça para as suas atividades, em particular a prática desportiva do xadrez, a sua biblioteca aberta ao público, o seu interesse pela poesia, banda desenhada, fotografia, software livre, e a sua horta comunitária – a Quinta Musas da Fontinha.

 

Leia mais...